Se te apresentassem uma bebida que fosse capaz de suprir todas suas necessidades de nutrientes, mas para isso você deveria trocar TODAS as suas refeições por ela, você aceitaria?
Semana passada um jornal de grande circulação em São Paulo apresentou a bebida do futuro “que reúne os nutrientes fundamentais para a sobrevivência, como proteínas, carboidratos e lipídios”. Não vou entrar no mérito de como é impossível que uma única bebida consiga nutrir totalmente uma pessoa, quanto mais diversas pessoas diferentes com necessidades completamente distintas .. ao invés disso vamos focar na função do alimento em nossas vidas.
Ao contrário de outros animais nós somos seres onívoros e, como tal, somos capaz de utilizar os nutrientes presentes em diferentes alimentos – animais e vegetais. Além disso, somos também seres hedônicos e o prazer é uma importante parte da nossa vida, nossa recompensa, inclusive ou, principalmente, na alimentação. Sendo assim, quando você passa a comer/beber todos os dias a mesma coisa isso irá gerar uma grande insatisfação.
As pessoas querem tanto simplificar a alimentação que acabam caindo no grande erro de simplificar seu significado. Como diz um dos maiores pesquisadores da área do comportamento alimentar Claude Fischler “o homem se alimenta de comida e não de nutrientes” e ela nos é tão importante que quanto mais tentamos nos distanciar dela, mais obcecados com ela ficamos. A comida não nutre apenas nosso corpo, mas também nossos desejos, nossa alma...
O que importa é ter uma base alimentar bem feita. Repleta de comida de verdade. Não sabe como escolher seus alimentos? Simples. Comida de verdade não tem ingrediente, ela é o ingrediente! Desse modo, nosso corpo é plenamente capaz de lidar com eventuais e deliciosos exageros. Pense nisso!
Desire Coelho - Blog Ciência Informa