Você acredita que alongamento e aquecimento são a mesma coisa? Cansou de ouvir falar que é preciso alongar depois do exercício para não sentir dor? Que alongamento previne lesões? Que aquecimento melhora o desempenho físico? Entenda o que é mito e o que faz sentido no vídeo de hoje com os Profs. Guilherme Artioli e Hamilton Roschel.
Veja mais...Poucos conhecem mas elas prometem muito. Estudos novos tem mostrado que alguns horm
Veja mais...Há muita gente afirmando que o comportamento sedentário representa um risco à saúde tão grande quanto o tabagismo. Se a ideia é incentivar a prática de atividade física “pelo susto”, pois bem, esperamos que funcione (sem muitas esperanças...). Contudo, a questão que se coloca é a seguinte: será que realmente temos evidências científicas suficientes que deem respaldo a associação de “fumar” com “permanecer sentado”? Para responder essa questão, convidamos a Ana Jéssica, doutoranda do Grupo de Fisiologia Aplica & Nutrição da USP e especialista neste tema. Aproveitem a leitura!
Veja mais...Um dos principais tratamentos para a fibromialgia é a pratica de atividade física. Sabemos que exercícios aeróbios são importantes aliados no controle dos sintomas dessa síndrome. No entanto, há muito menos informações sobre os efeitos do treinamento de força, em especial sobre a dor. Num recente estudo do nosso grupo, buscamos responder qual o melhor modelo de exercício de força sobre a dor fibromiálgica. Confira os resultados a seguir.
Veja mais...Um trabalho recentemente realizado em colaboração de pesquisadores do Cepid Redoxoma, liderados pela professora Marisa Medeiros (IQUSP) com os professores Guilherme Giannini Artioli (EEFEUSP) e Bruno Gualano (FMUSP) demonstrou uma nova ação da carnosina no músculo: a de detoxificação de aldeídos reativos durante o exercício intenso. A Matéria do Jornal da USP cobriu o estudo, publicado na Redox Biology. Veja no link: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/pesquisa-detalha-acao-benefica-da-carnosina-em-musculo-humano/
Veja mais...Prática muito comum essa perda de grande quantidade de peso nos dias anteriores à luta pode ter riscos graves à saúde e já tem até mesmo alguns casos de óbito. Entenda mais sobre essa prática e como ela pode ser banida do esporte.
Veja mais...Prática muito comum essa perda de grande quantidade de peso nos dias anteriores à luta pode ter riscos graves à saúde e já tem até mesmo alguns casos de óbito. Entenda mais sobre essa prática e como ela pode ser banida do esporte.
Veja mais...Que o exercício físico resulta em inúmeras adaptações, isso não é novidade para ninguém. Também não é novidade que diferentes formas de treinamento levam a adaptações específicas. Por exemplo, treinamento de endurance aumenta a aptidão física aeróbia, ao passo que a musculação aumenta força e hipertrofia musculares
Veja mais...Novos estudos da área da Neurologia têm revelado que o cérebro de pessoas obesas funciona de um modo peculiar. No post de hoje, veremos quais são as alterações biológicas cerebrais associadas com a obesidade, bem como suas possíveis causas e consequências.
Veja mais...A musculação é, sem dúvida, uma das mais populares modalidades de treinamento de força que há. Amplamente difundida em diferentes contextos, ela é considerada o carro chefe da esmagadora maioria das academias espalhadas pelo mundo todo. Na proporção da sua popularidade está a quantidade de mitos que giram à sua volta. O post de hoje trata do assunto...
Veja mais...De uns anos para cá, um acessório de treino bastante peculiar vem ganhando popularidade entre atletas de modalidades de alta intensidade: as famosas “elevation training masks”. A tradução (algo como máscaras de treinamento em altitude) leva-nos a entender que tais máscaras simulam altas altitudes, como se o atleta estivesse treinando em uma montanha. Mas será que é isso mesmo que acontece?
Veja mais...Um dos medicamentos mais utilizados para emagrecimento possui alguns efeitos indesejados e resultado bem controverso.
Veja mais...Cada vez mais comum essa prática com fins puramente estéticos pode trazer sérias consequências à saúde!
Veja mais...Muito se fala que ele é o responsável pela fadiga e pelas dores musculares, queimação nos músculos e câimbras. Será?
Veja mais...Saiba que este método pode até ser útil mas para isso é preciso tomar MUITOS cuidados senão ela pode atrapalhar e você ainda vai pagar caro por isso! Esse é o tema do vídeo de hoje com o Prof. Dr. Bruno Gualano e a Desire Coelho.
Veja mais...O CrossFit é a nova febre das academias. Trata-se de um treinamento de tipo militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.
Veja mais...Essa modalidade ganhou. muita popularidade nos últimos anos e, como tudo que vira moda, veio acompanhada de muita polêmica. A principal delas é que o crossfit aumenta, e muito, a chance de lesões. Hoje os Profs. Drs. Bruno Gualano e Hamilton Roschel comentam mais sobre esse tema.
Veja mais...Por muitos anos o exercício físico foi estritamente proibido a pacientes com doenças reumáticas, sobretudo as inflamatórias (e.g., artrite reumatoide, lúpus, miopatias inflamatórias, espondilites, etc.). Isso, pois acreditava-se que o exercício pudesse exacerbar o processo inflamatório e, assim, piorar a doença. Contudo, hoje sabemos que o exercício não apenas é seguro, mas também extremamente benéfico, levando à melhora de diversos sintomas clínicos, da qualidade de vida e do risco cardiovascular destes pacientes. Para saber mais, não perca o post de hoje!
Veja mais...Sabemos que a prática de algumas modalidades esportivas, especialmente em alto nível, pode trazer riscos à saúde. Mas será que o esporte pode ser mais perigoso que a falta de atividade física?
Veja mais...Há cerca de um ano, escrevi um post sobre um estudo dinamarquês que mostrava que o exercício aeróbio era capaz de diminuir a incidência e o tamanho de tumores em ratinhos inoculados com células cancegírenas. Agora, em um recente estudo, este mesmo grupo mostrou que, pelo menos no câncer de mama, os efeitos do exercício físico parecem ser agudos e não crônicos; isto é, os efeitos “anti-câncer” parecem ocorrer após cada sessão de exercício. Como eles descobriram isso? Explico no post de hoje.
Veja mais...Ao se deparar com o título você deve estar confuso. Concordo! É preciso contextualização...então vamos lá!
Veja mais...Sessões curtas de exercícios intervalados de alta intensidade têm ganhado muita popularidade nos últimos anos. A grande vantagem do HIIT está no tempo: enquanto sessões de exercícios aeróbios contínuos costumam durar 30 minutos ou mais, as de HIIT normalmente duram menos do que 15-20 minutos. Estudos têm mostrado que essa modalidade de treino é efetiva em melhorar a composição corporal e reduzir o risco para doenças cardiometabólicas. Embora sua efetividade para o emagrecimento seja semelhante à dos exercícios aeróbios, alguns estudos mostram ligeira superioridade do HIIT. Um dos argumentos mais recorrentes para essa suposta superioridade reside no aumento da oxidação de gorduras no período pós-treino. No entanto, evidências recentes põem em xeque esse conceito.
Veja mais...Pouco tempo atrás, circularam alguns posts pela internet afirmando que o exercício aeróbio engordava. De tempos em tempos, aparecem e reaparecem mensagens sugerindo que o exercício (independente da modalidade e intensidade) não é uma boa ferramenta para tratamento da obesidade. Mais recentemente, ganharam muita repercussão textos afirmando que o treinamento aeróbio poderia causar diabetes, e outros sugerindo que treinamento aeróbio poderia aumentar a mortalidade. Apesar desses textos normalmente serem “recheados” de termos difíceis, vias bioquímicas, eventos moleculares e supostos “fatos” científicos, tais ideias não passam de grandes bobagens. Com intuito de combater esses mitos que estão sendo criados e que se espalham rapidamente entre profissionais e formadores de opinião, o texto de hoje traz alguns fatos que contestam a ideia de que o treinamento aeróbio possa predispor ao diabetes, reduzir a sensibilidade à insulina ou aumentar a mortalidade.
Veja mais...Quem nunca sentiu aquela dorzinha muscular após uma sessão de musculação? A dor muscular tardia ocorre porque o treino de força provoca microlesões na ultraestrutura muscular. Um dos grandes paradigmas da ciência do treinamento diz que a hipertrofia muscular depende destas tais microlesões, o que impulsionou bordões conhecidíssimos como o "no pain, no gain" (tradução livre: "sem dor, sem ganho"). Entretanto, isso não parece ser totalmente verdadeiro. Assista o vídeo de hoje e saiba o porquê.
Veja mais...As mudanças de paradigmas não são exatamente novidades nas áreas de nutrição e atividade física. A bola da vez? A relativamente baixa eficácia do treinamento físico na perda de peso corporal. Há por aí quem já descarte a atividade física como ferramenta de controle de peso corporal, acusando de charlatões aqueles que ainda se atrevem a recomendá-la. Hora de enterrar velhos conceitos ou revisitá-los com mais atenção?
Veja mais...Após a moda das dietas low-fat na década de 90, as dietas low-carb chegaram com força no início dos anos 2000 e ainda hoje têm muitos adeptos. Aqueles que as defendem (normalmente, com unhas e dentes!), argumentam que essas dietas seriam efetivas principalmente por levar à menor secreção do hormônio insulina, principal hormônio controlador do armazenamento de gordura corporal. Mas, apesar da teoria (até certo ponto) plausível, faltavam as evidências científicas. Em 2015 essas evidências apareceram e não foram nada favoráveis à “teoria da insulina” ...
Veja mais...Corrida, caminhada, musculação, cross-fit, hidroginástica, pilates...qual a atividade ideal? No vídeo de hoje, confira o que há de errado com modalidades "enlatadas" de atividade física, que deveriam servir para todos.
Veja mais...Que a atividade física traz inúmeros benefícios à saúde ninguém mais duvida. No entanto, é muito comum as pessoas comentarem que, por algum motivo, foram impedidas de fazer atividade física. Será que existem tantos fatores assim que impedem uma pessoa de ser fisicamente ativa?
Veja mais...Certamente você já reparou, ou foi vítima, de programas de treinamento “enlatados”, nos quais a progressão da carga era determinada a priori e de forma independente do seu real progresso. O post de hoje discute formas alternativas de controle da progressão da carga de treinamento.
Veja mais...Recentemente, fui surpreendido por alguns textos em que se afirmava que o “exercício aeróbio engordava”. Outros diziam que “exercício aeróbio não emagrecia”. Embora eu entenda o ponto que seu autor quer fazer, tais afirmações são conceitualmente erradas, bastante imprecisas e, pior, podem levar as pessoas a conclusões equivocadas sobre a eficácia do treinamento aeróbio e sobre o próprio processo de ganho-perda de peso e emagrecimento.
Veja mais...Condenado por muitos profissionais, mas indicado por outros. Afinal quais as vantagens e desvantagens de se treinar em jejum?
Veja mais...Saiba mais no vídeo de hoje com os Profs. Guilherme Artioli e Hamilton Roschel
Veja mais...Intuitivamente, é natural fazermos uma analogia direta entre a magnitude da carga levantada e o ganho de massa muscular, não é verdade?! Neste sentido, parece incomum, para a maioria, conceber a ideia de que é possível obter ganhos significantes de massa muscular utilizando cargas mais baixas. O post de hoje trata deste assunto...
Veja mais...Hoje abordaremos qual a segurança do HIIT para diferentes populações. Será que os benefícios superam os riscos? Assista ao nosso vídeo,
Veja mais...O HIT - treinamento de alta intensidade e intervalado - tem ganho muitos adeptos nos últimos anos. A vantagem? Todos os benefícios do exercício contínuo de menor intensidade, com um gasto de tempo muito menor. Nosso vídeo semanal traz as últimas novidades sobre esse modelo de exercício, com destaque a seu importante papel na queima de gordura.
Veja mais...Por muitos anos, o lactato foi considerado o grande vilão da fadiga muscular. No entanto, a ciência não mais tem essa visão sobre esse importante produto do nosso metabolismo. Por indicar o quanto de energia seus músculos produziram utilizando o metabolismo "anaeróbio", mais lactato pode, em muitos casos, significar melhor desempenho.
Veja mais...No video de hoje os Profs. Guilherme Artioli e Bruno Gualano comentam sobre um conceito muito difundido na área da atividade física: será que nosso corpo só começa a queimar gordura após 20min de treino?
Veja mais...Sessões repetidas de treino intenso tipicamente resultam em um acúmulo de fadiga que torna a realização de um esforço considerado trivial, numa situação normal, difícil de ser realizado. - É o tal do overtraining; dirá alguém numa conversa entre amigos.
Veja mais...No meu último post, escrevi sobre os diversos problemas do uso do IMC na prática clínica para avaliação do risco cardiovascular, principalmente pela sua incapacidade de diferenciar massa gorda de massa magra e de avaliar a distribuição de gordura corporal. Diante disso, é natural assumirmos que a avaliação destes parâmetros forneça bons indicativos do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas será que há ferramentas adequadas para essas avaliações? Será que elas podem, de fato, ser utilizadas como preditoras de risco?
Veja mais...Alvo da maioria dos indivíduos engajados em treinamento de força, o aumento da massa muscular em resposta à musculação é frequentemente associado com a capacidade do exercício em aumentar as concentrações de hormônios anabólicos circulantes. Mas será que há mesmo relação entre as duas coisas? O post de hoje trata do assunto. Clique para saber mais.
Veja mais...Estamos acostumados a ver lutadores "lutando contra a balança" às vésperas de suas lutas. Em tentativas desesperadas de bater o peso de suas categorias, eles usam os mais diversos métodos de "emagrecimento" rápido: não beber líquidos, treinar em saunas, fazer jejum, tomar laxantes e treinar com roupas de plástico, para mencionar apenas alguns deles. Mas será que essa prática prejudica o desempenho? E quais os efeitos disso sobre a saúde dos atletas?
Veja mais...Criado no Japão a partir de iniciativas empíricas de um entusiasta, o treinamento de força associado à oclusão vascular tem ganhado respaldo científico nos últimos anos. Contudo, questões importantes ainda são desconhecidas pela maioria. Começaremos uma discussão sobre estes pontos no post de hoje.
Veja mais...O treinamento de força para crianças é envolto de mitos e preconceitos. É muito comum que profissionais da saúde proíbam atividades de força para crianças e adolescentes, para evitar prejuízos no crescimento. Afinal, quem faz musculação fica baixinho?
Veja mais...Muitas pessoas quando começam a se manter mais ativas logo desistem caso não observem resultados fascinantes como veem diariamente nas mídias sociais em fotos de ANTES e DEPOIS. Elas acham ou que os efeitos são sutis demais (e não valem a pena o esforço) ou que não respondem à ele. Esse pode ser um exemplo no qual “a pressa é inimiga da perfeição”.
Veja mais...A cena pode lembrar filmes de ficção científica, mas acreditem: já existem empresas que vendem testes genéticos para crianças cujos pais anseiam a glória esportiva (para os filhos, claro). Cientistas paramentados com avental, luvas e um arsenal completo de acessórios gentilmente raspam a boca de crianças, coletando suas células. Ao levá-las ao laboratório, eles conseguem, utilizando métodos relativamente simples, isolar o material genético contido em seus núcleos. O objetivo? Identificar genes que predizem o sucesso em esportes de força e potência, ou de resistência aeróbia. Seria ótimo se fosse assim tão simples. Mas pode ser trágico.t
Veja mais...Há dois grandes mitos sobre a segurança do uso abusivo de esteroides anabolizantes. O primeiro diz respeito à suposta ausência de evidências científicas que comprovem que o uso dessas substâncias é nocivo à saúde. O segundo refere-se à falácia de que usuários de esteroides anabolizantes estão “protegidos” quando são acompanhados por profissionais que prescrevem (ilegalmente) essas drogas.
Veja mais...O CrossFit é a nova febre das academias. Trata-se de um treinamento de tipo militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.
Veja mais...Em tempos de popularização massiva de tablets e video games aliada à crescente insegurança nas ruas das grandes cidades, é cada vez mais visível a diminuição dos níveis de atividade física praticados pelas crianças. As consequências da inatividade física são múltiplas, e muitas já foram aqui discutidas. Hoje discutiremos sobre uma forma alternativa de se promover a prática de atividade física em crianças.
Veja mais...É provável que você já deva ter se perguntado por que aquele colega de academia muda tanto os exercícios de musculação para um mesmo grupo muscular. O assunto de hoje é a importância (ou não) de se variar os exercícios durante um programa de treinamento de força. Quer saber mais? Leia o post a seguir...
Veja mais...Quantas vezes já ouvimos alguém dizendo que desistiu de tentar levar uma vida fisicamente ativa, pois não “respondia” ao exercício? Mas será que uma pessoa que se exercita pode ter uma “resposta” fisiológica simplesmente nula?
Veja mais...Muitas pessoas acreditam que fazer exercicio em jejum prejudica o desempenho. Verdade ou mito?
Veja mais...Fazer exercício em jejum gera perda de massa muscular?? Esta é uma dúvida comum entre profissionais e praticantes de atividade física. Na parte 2 da série de posts sobre exercício em jejum, discutiremos os efeitos desta prática sobre a massa muscular.
Veja mais...O "fisiculturismo como estilo de vida" é a nova moda que promete a conquista do corpo perfeito, e que tem ganho um crescente número de adeptos. No entanto, os riscos associados a essa prática são diversos e precisam ser considerados.
Veja mais...Se eu fizer exercício em jejum vou “queimar” mais gordura? Vou emagrecer mais? Vou “perder” mais massa muscular? Vai atrapalhar meu rendimento no treino? Diversas são as dúvidas acerca deste tema. Afinal, o que é verdade e o que é mito?
Veja mais...Que o estilo de vida sedentário provoca inúmeros prejuízos à saúde, reduz a qualidade de vida e predispõe à mortalidade não é grande novidade para mais ninguém. Mas quanto tempo seria necessário para que os efeitos indesejáveis do sedentarismo passassem a se manifestar? Algum palpite? Décadas, anos, meses? Acreditem: dias
Veja mais...Muitas pessoas questionam a capacidade do exercício por si só em promover a perda de peso e de gordura corporal. Será que é possível emagrecer apenas fazendo exercício físico? SIM!
Veja mais...Até pouco tempo atrás o exercício mais recomendado para os idosos era a hidroginástica, mas hoje em dia já há evidências suficientes que demonstram que o lugar deles é na sala de musculação.
Veja mais...Lactato: amigo ou vilão do desempenho? Muito se fala que ele é o responsável pela fadiga e pelas dores musculares, queimação nos músculos e câimbras. Será?
Veja mais...De tempos em tempos aparece uma nova promessa de medicamento que substituiria a prática regular de exercícios físicos. Mas você acha que isso é (ou será) possível?
Veja mais...