Nesse terrorismo nutricional que vivemos hoje comer macarrão, batata ou pão é praticamente um pecado... comer depois das 18h00 então, é pior que cometer um crime! Mas não passa de mais uma das milhares regrinhas nutricionais, sem embasamento científico, que só gera mais frustração e "neura" nas pessoas.
Uma das perguntas mais frequentes dos pacientes que querem emagrecer é se eles devem restringir a quantidade de carboidratos à noite. Essa retirada é muito famosa e pode funcionar, desde que você não a compense, caloricamente, com algum outro alimento. Sendo assim, se antes você jantava um prato de arroz, carne e salada, por exemplo, e passou a comer apenas a carne e a salada, essa redução no consumo calórico pode favorecer o emagrecimento. No entanto, se não houver essa redução calórica não há evidências científicas que suportem essa retirada por causa do horário ou porque você irá dormir depois.
Estudo realizado com policiais israelenses com obesidade analisou o efeito do horário de consumo de carboidratos em uma dieta para emagrecimento. Um grupo consumiu grande parte dos carboidratos da dieta à noite e o outro tinha uma dieta equilibrada durante o dia. Após seis meses foi verificado que o grupo com carboidrato apenas à noite emagreceu tanto quanto o outro grupo, na verdade até um pouco mais, mas essa diferença não é clinicamente significativa.
Além disso, se você costuma treinar antes do jantar, essa retirada passa a ser não recomendada, pois o consumo de carboidratos após a sessão de treino é muito importante. Por isso, não precisa ficar se privando, seja durante o dia ou à noite. Até mesmo porque RESTRIÇÃO GERA COMPULSÃO e, quanto mais você tenta evitar algo, mais obcecado por aquilo tende a ficar. A melhor solução é consumir os alimentos de modo equilibrado, mantendo uma alimentação simples e o mais natural possível na maior parte do tempo. Isso sim irá lhe trazer ótimos resultados.
Você pode estar pensando, mas e o glúten? E a insulina que é liberada em resposta a esse carboidrato? Não devemos evita-los ao máximo? A resposta é: NÃO! Mas falaremos sobre esses temas oportunamente.
Até a próxima!
Desire Coelho
Para saber mais: Sofer et al. Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity (2011) 19, 2006-2014.